Fidelidade X Lealdade
Qual a diferencça entre Fidelidade e Lealdade? O que realmente deveríamos buscar?
Fabiano Strada
5/8/20241 min read


Na era do CX é imprescindível estudar o comportamento dos clientes para podermos entender as diferenças entre eles. ♠ ♣
Existem clientes que, motivados pela conveniência (seja por preço, prazo ou qualidade) voltam a fazer negócio com a empresa. Procuram por ela espontaneamente até que, um dia, impulsionados por uma oferta melhor, migram para a concorrência. Esses são conhecidos como clientes fiéis. ⭐
Mas existem outros clientes que possuem um vínculo tão forte com a empresa que os fatores externos simplesmente não importam. Aumento de preço, ausência de produto ou ofertas da concorrência, não interferem na relação. Criaram uma conexão emocional tão forte que até se tornaram defensores da marca. Agem mesmo como embaixadores, amplificando a reputação da empresa. Esses são os clientes leais. ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐
Toda empresa deveria ter como meta transformar clientes fiéis em clientes leais. ✔ Esses são os verdadeiros defensores que fortalecem a base e impulsionam o crescimento sustentável da empresa. 🚀
A fidelidade vale muito, mas a lealdade é o que verdadeiramente deveríamos buscar em uma relação com nossos clientes. 🎯 O leal se torna um promotor, que atrai novos consumidores através de suas recomendações verdadeiras. Mas para essa transformação é preciso criar uma conexão emocional mais profunda e duradoura ❤️ , e isso se constrói ao longo do tempo ⌛ .
Os profissionais de CX devem auxiliar as empresas a construírem essa jornada de forma segura e consistente. Através da aplicação de um conjunto de metodologias e ferramentas, é possível sim melhorar o relacionamento, reduzir as distâncias e estabelecer conexões positivas e duradouras. Criando, assim uma legião de clientes Leais à marca.
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